Conselho, Diretoria e Comitê

Conselho da Administração

O Conselho de Administração é composto por, no mínimo 5 e, no máximo, 10 membros efetivos, acionistas ou não, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 1 (um) ano, sendo permitida a reeleição.

O Conselho da Administração juntamente com a Diretoria tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da Aeris, de acordo com as disposições do Estatuto Social da Companhia, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Companhia e suas sociedades controladas se relacionam.

Nome Cargo
Alexandre Funari Negrão Presidente do Conselho

Sr. Alexandre é graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, em 1976. O Sr. Alexandre atuou até 1998 como Presidente da Diretoria Executiva da Medley S/A Indústria Farmacêutica, da qual era acionista controlador. Em 1998 deixou a diretoria estatutária e assumiu a presidência do Conselho Consultivo da Medley, até 2009, quando vendeu 100% da participação acionária para a multinacional francesa Sanofi-Aventis. Em 2010 fundou a Companhia e desde então atua como seu Presidente do Conselho de Administração.

Luiz Henrique Del Cistia Thonon Conselheiro

O Sr. Luiz Henrique é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP em 2005. Ele também possui pós graduação (MBA em Gestão Empresarial) pela FGV em 2008. O Sr. Luiz Henrique iniciou sua carreira em 2006, na Medley S/A Indústria Farmacêutica, como advogado integrante do departamento jurídico da Medley. Em 2009, após a alienação de 100% da participação acionária da Medley pelo seu então controlador, Luiz Henrique assumiu a diretoria jurídica da Conforto Empreendimentos e Participações S/A, onde atua até hoje, tendo desde 2018 sido eleito como membro do Conselho de Administração da Companhia. Membro do Conselho de Energia Eólica Onshore e Offshore da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ desde 2020 e inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP sob n° 250.777.

Gisela Sarnes Negrão Assis Conselheiro

A Sra. Gisela é graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, em 2000; pós graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Don Cabral em 2006. A Sra. Gisela iniciou sua carreira em 2003, na Medley S/A Indústria Farmacêutica, como analista de marketing, tendo ainda ocupado as posições de gerente de marketing esportivo e, posteriormente, gerente de branding, até 2008. De 2010 a 2013 foi proprietária e administradora de lojas de franquia de varejo de moda (Osklen), tendo em 2014 fundado a Lapima Eyewear, onde ocupa até então a posição de diretora comercial, tendo sido responsável pela expansão da marca nos mercados brasileiro, norte americano e europeu.

Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho Conselheiro Independente

O Sr. Edison Ticle é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele também possui mestrado em Economia pela FGV e MBA em Economia de Negócios pela USP. O Sr. Edison iniciou sua carreira em 1999, no BTG Pactual. Ele também trabalhou como Portfólio Manager Sênior na Constellation Asset Management e na Black River Gestão de Investimentos (pertencente Cargill). Em 2007, ele ingressou no Banco Safra, onde exerceu o cargo de Tesoureiro Chefe e Head da área de Trading Proprietário. Em fevereiro de 2009, Edison Ticle ingressou na Minerva, e, desde abril de 2010 exerce o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Desde 2020, é membro independente do conselho de Administração do Grupo Soma S/A, e da Aeris S/A, coordenando, em ambas, o Comitê d Auditoria e Riscos.

Solange David Conselheiro Independente

A Sra. Solange é graduada em Direito pelo Centro Universitário FMU (SP) e em História pela Faculdade de História da USP, com Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Educação da USP; pós graduada em Direito Empresarial pela PUC-SP, com MBA Energia pela USP; doutora e mestre em Ciências – Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Até 2002 a Sra. Solange atuou como advogada no escritório Wald Advogados e Azevedo Sodré Advogados; foi gerente executiva da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) de 2002 a 2014; membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE, pela CCEE, de 2014 a 2020; vice Presidente do Conselho de Administração da CCEE de 2015 a 2020; conselheira da CCEE de 2014 a 2020; membro da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP e membro do Conselho de Administração do Cigre Brasil desde 2019. Atualmente compõe o Conselho de Administração da Aeris Energy S.A.

Diretoria Executiva

Nossa Diretoria Executiva é composta por (6) seis Diretores, todos com prazo de mandato de 3 (três) anos, sendo permitida a reeleição.

Compete a Diretoria os poderes para praticar os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e à consecução do objeto social, por mais específicos ou especiais que sejam, de acordo com as disposições do Estatuto Social da Companhia, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a Companhia e suas sociedades controladas se relacionam.

Nome Cargo
Alexandre Sarnes Negrão Diretor Presidente

O Sr. Alexandre possui curso superior na FGV-RJ em Tecnologia de Marketing. Possui curso (Executive Course) de Program for Leadership Development – PLD, pela IESE Business School (2013) e Owner Management Program – OMP, pela UCLA Anderson School of Management (2019). O Sr. Alexandre atuou como Vice-presidente da Conforto Empreendimentos e Participações S/A (2009-até o presente momento), sociedade controlada pelo controlador da Companhia. Na Companhia atuou como membro do Conselho de Administração, cargo que ocupou por sete anos (2010 a 2017). Desde 2017 atua como Diretor Presidente na Companhia. Alexandre também ocupa a posição de Board Member na ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica (2018-até o presente momento).

Bruno Vilela Cunha Diretor Comercial

O Sr. Bruno é formado em Administração de Empresas pela IBMEC/BH. Ele também possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. O Sr. Bruno iniciou sua carreira em 2005 como Consultor do INDG atuando em várias empresas: Gerdau Ameristeel nos Estados Unidos em 2005; Magnesita e a coligada RASA na Argentina em 2006, InBev na Europa ocidental (Leuven, Bélgica) em 2006 e 2007; e em 2007 na ALESAT Combustível, Suzano Petroquímica e SATIPEL. Em 2018 foi sócio Executivo da Vilela Cunha Consultoria LTDA atendendo a Medley e PRODAP. Nesse mesmo ano iniciou como Gerente de Controladoria na Medley e em 2009 passou a exercer o cargo de Diretor de Planejamento e Efetividade de Negócio. Em 2010 ingressou na Companhia como Diretor de Planejamento e Efetividade do Negócio; de 2014 a 2017 atuou como Diretor Presidente e em 2017 até o atual momento exerce o cargo de Diretor Comercial.

Bruno Lolli Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores

O Sr. Bruno é formado em Engenharia Aeronáutica pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP. Ele também possui especialização em Administração de Empresas com Ênfase em Finanças – FGV/EAESP. O Sr. Bruno iniciou sua carreira em 2007 como Engenheiro de Vendas na EMBRAER, onde atuou até 2010. Em 2010, ele ingressou na Companhia, onde atuou de 2010 a 2014 na Diretoria Administrativa e Financeira; de 2014 a 2017 na Diretoria Planejamento e Gestão; de 2017 a 2020 na Diretoria de Suprimentos e Gestão Integrada e em 2020 como Diretor de Planejamento e agora acumulando a Diretoria de Relações com Investidores.

Cassio Cancela e Penna Diretor de Operações

O Sr. Cássio é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Ele também possui Mestrado em Engenharia Aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e MBA Executivo na Fundação Dom Cabral. O Sr. Cassio iniciou sua carreira em 2004 na Cedro Têxtil; de 2005 a 2006 trabalhou na Vallourec & Mannesmann Tubes como Engenheiro de Manutenção; de 2007 a 2010 atuou como Engenheiro de Desenvolvimento de processos na Embraer; e em 2010 ingressou na Aeris como Diretor de Produção. Desde 2014 exerce o cargo de Diretor de Operações na Companhia.

Daniel Henrique da Costa Mello Diretor Industrial

O Sr. Daniel é graduado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de São Paulo – USP. O Sr. Daniel iniciou sua carreira em 2005 na Aeroálcool Tecnologia em Franca –SP. Também atuou como Engenheiro de Desenvolvimento de Processo na Embraer por três anos. Daniel ingressou na Companhia em 2010 como Diretor Industrial, também atuou como Diretor de Novos Negócios de 2014 a 2017, e desde 2017 até o momento Daniel exerce o cargo de Diretor Industrial.

Vitor Santos Diretor de Tecnologia

O Sr. Vitor é formado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de São Paulo – USP. Ele também possui MBA pela COOPPEAD/UFRJ e Pós-Graduação pela Stanford University. O Sr. Vitor iniciou sua carreira em 2005 na Opto Eletrônica, onde atuou até 2007; de 2007 a 2010 trabalhou na Embraer como Engenheiro de Desenvolvimento; e em 2010 ingressou na Companhia como Diretor Pesquisa e Desenvolvimento. De 2014 a 2017 como Diretor Industrial; de 2017 a 2020 como Diretor de Engenharia e atualmente está atuando como Diretor de Tecnologia.

Marcio José Marzola Diretor Administrativo Financeiro

O Sr. Marcio é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Marília/SP. Ele também possuí MBA internacional em Gestão Empresarial pela FGV/RJ e MBA em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Eurípides de Marília; Pós-Graduação em Consultoria de Gestão pela PUC/SP; University Extension pela University of California/USA e Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. O Sr. Marcio iniciou sua carreira como Gerente Comercial na Gevise Industria de Estofados em 1995. De 1997 a 1998 atuou como Estatístico na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de São Paulo; de 1999 a 2001 foi Gerente Geral na Index Industrial de artefatos Plásticos; de 2002 a 2006 atuou como Diretor Administrativo Financeiro no Hospital Europa; de 2007 a 2010 foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Membro do Conselho da Joint Venture DanVigor – Vigor S.A.; em 2011 atuou como Diretor Administrativo na Lácteos Brasil S.A.; de 2012 a 2013 foi Diretor Financeiro na Rio Bravo. Marcio ingressou na Companhia em 2014 e desde então está atuando como Diretor Administrativo Financeiro.

Comitê de Auditoria

A Companhia possui o Comitê de Auditoria Estatutário. Trata-se de órgão colegiado, de funcionamento permanente, vinculado diretamente ao Conselho de Administração, que atua com independência com relação à Diretoria da Companhia, e tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no monitoramento e controle de qualidade das demonstrações e informações financeiras, no gerenciamento de riscos e nos controles internos da Companhia.

Nome Cargo
Edison Ticle de Andrade Melo e Souza Filho Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário

O Sr. Edison Ticle é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele também possui mestrado em Economia pela FGV e MBA em Economia de Negócios pela USP. O Sr. Edison iniciou sua carreira em 1999, no BTG Pactual. Ele também trabalhou como Portfólio Manager Sênior na Constellation Asset Management e na Black River Gestão de Investimentos (pertencente a Cargill). Em 2007, ele ingressou no Banco Safra, onde exerceu o cargo de Tesoureiro Chefe e Head da área de Trading Proprietário. Em fevereiro de 2009, Edison Ticle ingressou na Minerva, e, desde abril de 2010 exerce o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Desde 2020, é membro independente do conselho de Administração do Grupo Soma S/A, e da Aeris S/A, coordenando, em ambas, o Comitê de Auditoria e Riscos.

Eduardo Luiz Rota Membro do Comitê

O Sr. Eduardo é responsável pela prática de Consultoria Empresarial na VACC– Verdus |Auditoria |Consultoria |Contabilidade desde 2013. Foi Diretor de Controladoria na Minerva S.A. de janeiro de 2011 a junho de 2013. Na Minerva S.A., atuou, ainda como (i) Diretor responsável pelo atendimento ao Conselho Fiscal (CF), bem como pela condução de todas as reuniões do referido Conselho; e (ii) Diretor responsável pelas informações gerencias e estratégicas utilizadas nas reuniões de Conselho de Administração (CA) , com participação eventual nas reuniões do referido Conselho. Foi, ainda, Sócio-Diretor de Auditoria na BDO Trevisan, carreira iniciada em junho de 2000 (trainee) à janeiro de 2011 (Sócio-Diretor–por 2 anos). Lá foi Sócio-Diretor, Gerente sênior responsável pelos trabalhos de auditoria em empresas de Capital Aberto, bem como pelo atendimento ao Conselho Fiscal destas Companhias: (i) JBSS/A; (ii)Paranapanema S/A; (iii)Eluma S/A; e (iv)Companhia Brasileira de Cartuchos(CBC).

Fabrício La Gamba Membro do Comitê

O Sr. Fabrício é Sócio-Diretor responsável pela área de Corporate Finance na VACC – Verdus |Auditoria |Consultoria |Contabilidade desde outubro de 2013. É membro independente do Conselho de Família – Sol Farma Comércio de Produtos Farmacêuticos S.A. e na J. Moreira Comercial de Alimentos LTDA. Foi gerente de auditoria na KPMG e BDO Trevisan, onde sua carreira foi iniciada em junho de 2006 (trainee) a setembro de 2013. Na KPMG foi Gerente responsável pelos trabalhos de auditoria em companhias de Capital Aberto, bem como pelo atendimento ao Conselho Fiscal e em algumas reuniões de Conselho de Administração destas Companhias: (i) CMAA Companhia Mineira de Açúcar e Álcool Participações S.A.; (ii) Transbrasiliana Concessionária de Rodovia S.A.; (iii) Viarondon Concessionária de Rodovia S.A.; e (iv) Iguá Saneamento S.A.; e na BDO Trevisan foi gerente responsável pelos trabalhos de auditoria em empresas de Capital Aberto, bem como pelo atendimento ao Conselho Fiscal destas Companhias: (i) JBSS/A; e (ii) Marfrig Global Foods S.A.